Dicas
 

Saiba o que está incluso e como pagar os extras

Não se iluda. Por mais que o preço que você paga pelo cruzeiro inclua muitos itens, sempre haverá gastos extras durante a viagem.
Em geral, o pacote inclui a cabine, cinco refeições diárias e a maioria das atividades esportivas e culturais a bordo. Mas, se você utilizar lavanderia, consultar o médico, fazer telefonemas e participar de excursões em terra, vai pagar do seu bolso. E há ainda o risco das tentações: compras (muitas vezes sem taxa), cassino, tratamentos de beleza, bebidas (elas não estão inclusas!).

Para pagar os gastos extras, o esquema varia de acordo com a companhia. Informe-se com exatidão sobre as maneiras de pagamento quando reservar sua viagem, para não passar sufoco.

Cheque e cartões de crédito nacionais não costumas ser aceitos. As contas, em geral, podem ser pagas em real ou dólar em espécie, alguns cartões de crédito internacionais (cobrados em dólares) e traveller checks. Em alguns navios, as contas são debitadas diretamente do seu cartão de identificação e pagas ao final da viagem.

 
Voltar